5 dicas de como estudar para a prova do Revalida

22 de setembro, 2020
0
0
Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  

Todos aqueles que fazem a graduação do curso de Medicina fora do Brasil e querem exercer a profissão no país, precisam passar pelo processo do Revalida – uma prova aplicada pelo governo para entender se aquele médico consegue atuar na área, considerando as necessidades do povo brasileiro. É importante entender que os cursos do Brasil já visam o SUS – Sistema Único de Saúde – e, por consequências, as necessidades básicas dos brasileiros, o que não é garantido nos cursos estrangeiros. Por este motivo é tão importante se preparar para a prova, já que não é garantido que você tenha se aprofundado em questões muito específicas quando fez o curso lá fora. Neste texto, trazemos 5 dicas de como estudar para a prova do Revalida para que você consiga se preparar da melhor maneira possível!

 

01 – Faça resumos do conteúdo antes de testar seus conhecimentos.

 

Uma das formas de conseguir aderir ao conteúdo de maneira efetiva, é tentar escrever tudo o que você se lembra depois de ler sobre. A ideia, aqui, não é efetivamente fazer o resumo enquanto lê o material que você esteja usando para estudar, mas sim fazer isto após a leitura. Depois disso, volte no material e tente perceber o que ficou faltando. Essas informações são valiosas pois, é exatamente naquilo que você deve focar para não se esquecer no futuro.

 

02 – Faça questões de provas anteriores.

 

Não adianta: uma das maneiras mais eficazes de estudar é fazendo exercícios. É por meio deles que conseguimos entender o que ainda precisa ser aprendido, e o que já estamos craques. Muitos têm problemas em achar as provas antigas e ter apenas o gabarito nas mãos, por vezes, não ajuda. Mas, fique tranquilo. No nosso portal, nós oferecemos as provas antigas com gabaritos comentados. Assim, você consegue entender exatamente se você acertou pelos motivos certos (não vale acerto no chute na hora do estudo!) e, caso tenha errado, o motivo do erro.

 

03 – Use mapas mentais.

 

A criação de mapas mentais pode ajudar você em assuntos diversos, mas principalmente naqueles que você está travado. O pulo do gato com esse material é, justamente, usar em conteúdos que você considera mais complicados. Após estudar, faça um resumo apenas com palavras-chaves e setas e, depois, caso se esqueça de algo, é só voltar. A gente disponibiliza com frequência, no nosso Instagram uma série de mapas mentais que podem ser úteis para você na hora do estudo. Confere lá!

 

04 – Faça uso de notas de áudio e podcasts para conteúdos complexos.

 

Apesar de existir há anos, os podcasts têm ganhado espaço e força somente nos últimos tempos; a ideia, aqui, é conseguir usar esses arquivos de áudio para ajudar a memorizar e aprender assuntos que, para você, sejam mais complexos, ouvindo-os em momentos oportunos – como trânsito, cozinhando, ou qualquer atividade que permita uma concentração extra nos áudios – coloque para tocar!

Para você ganhar tempo, no fim deste post colocamos um link para que você conheça todo o conteúdo da Medcel, com acesso gratuito por 7 dias. Lá, você terá à sua disposição uma vasta coleção dos nossos podcasts, feitos por nossos renomados professores, já considerando os assuntos mais importantes que vão cair na prova.

 

05 – Conheça as provas anteriores.

 

Esse ponto vai além de fazer questões. É importante conhecer as provas anteriores e entender o que costuma cair. Ao saber a prevalência dos assuntos nas provas anteriores, é mais fácil categorizar quais são os assuntos mais importantes e, assim, conseguir ajustar o seu foco naquilo que é mais urgente. Nós temos um ebook – que você pode baixar gratuitamente aqui – em que trazemos os temas que mais caem nas provas e outras explicações sobre o Revalida que podem ser bem úteis para você. Dessa forma, você consegue saber o que cai na prova, estudando de forma focada e sem perder tempo!

 

E como me organizar melhor?

 

Bom, isso é realmente muito importante. É necessário se organizar para conseguir estudar e levar esses 5 pontos adiante. Por isso, que tal conhecer a nossa plataforma? Aqui, neste link você poderá se cadastrar na nossa plataforma para ter acesso gratuito por 7 dias. E o acesso é totalmente liberado, você conseguirá ver tudo o que oferecemos: dos materiais às questões. Quando falamos que queremos estar presentes nesta jornada tão importante, não estamos brincando: conte conosco, sempre!

Matérias mais lidas

Quanto ganha um cirurgião geral?

Clique e leia a matéria completa

Quais são as áreas da medicina?

Clique e leia a matéria completa

Pílula anticoncepcional: entenda como funciona esse método contraceptivo

Clique e leia a matéria completa