4 dicas para espantar o sono e se manter focado nos estudos

22 de junho, 2017
994
0

Pior do que não conseguir estudar, é sentar-se à mesa, pegar o material e o sono impedir a sua preparação. Ilumine o ambiente de estudo e evite lugares muito confortáveis na hora de estudar. Lembre-se de que dormir em cima dos livros, contrariando o senso comum, não é salutar para alcançar a aprovação. Pelo contrário, isso pode pesar negativamente sobre o seu desempenho e a sua concentração.

Mas o que fazer quando as pálpebras começam a pesar? Para ajudá-lo, separamos quatro dicas para espantar o sono e se manter focado nos estudos.

Leia também:

4 hacks mentais para absorver o conteúdo mais rápido

Tenha uma boa noite de sono

Sim. A primeira dica é sempre dormir bem. Memória, criatividade e atenção são algumas das funções beneficiadas por essa simples atitude. Além disso, é durante o sono que acontece o processo de retenção das memórias, aprendizagem e recuperação das forças físicas e mentais. Dormir mal atrapalha a sessão de estudos e interfere na capacidade de absorver novos conteúdos.

Não há uma regra que define o tempo exato para dormir por noite. Isso depende exclusivamente do relógio biológico de cada um. Certifique-se de que você não tem um distúrbio do sono, durma o suficiente para acordar bem e beneficiar a sua saúde.

Recorra ao bom e velho cafezinho

Embora algumas pessoas tenham criado uma defesa natural contra os efeitos da cafeína, a substância é um poderoso estimulante capaz de espantar o sono. De acordo com um estudo realizado pela Universidade Wayne State nos Estados Unidos o consumo de duas xícaras de café, que contém aproximadamente 40 mg de cafeína, pode reduzir em até 1h o período de sono. Só não exagere, pois o excesso não faz bem à saúde.

Tome banho frio

A água fria tem a capacidade de colocar o nosso corpo em funcionamento. Ao entrar em contato com ela, o organismo entra em estado de alerta e acontece a ativação de muitos sistemas. Outra função do banho frio é ajudar na libertação da sensação de cansaço e daquele desânimo matinal e vespertino. Quando não é possível entrar debaixo do chuveiro, lavar o rosto com água fria ou diminuir a temperatura do ar condicionado já ajuda nesse processo.

 

Pratique exercícios físicos

Atividade física gera uma descarga de adrenalina, aumenta a frequência cardíaca e a temperatura corporal, fazendo com que o corpo entre em atividade quase instantânea. Porém, não é necessário realizar nada bastante elaborado; subir e descer um lance de escadas ou fazer 5 minutos de polichinelo, por exemplo, já é suficiente para despertar o corpo.

Essas dicas foram úteis para você? Conta para a gente nos comentários!

Matérias mais lidas

Quais são as áreas da medicina?

Clique e leia a matéria completa

Pílula anticoncepcional: entenda como funciona esse método contraceptivo

Clique e leia a matéria completa

Quanto ganha um cirurgião geral?

Clique e leia a matéria completa