Áreas da Medicina: quando escolher a especialização médica?

19 de maio, 2017
2001
0

Medicina é uma vocação! Um chamado que se torna praticamente impossível de ser ignorado depois de tê-lo sentido. No entanto, encontrar a especialidade que mais gosta, melhor se identifica e na qual se sinta realizado, nem sempre é tão fácil.
Existem diversas áreas médicas, cada uma com sua importância e peculiaridades. Com tantas opções, escolher a especialização demanda uma racionalização lógica.

Qual o momento ideal para fazer a escolha?

Embora existam algumas pessoas capazes de tomar essa decisão antes mesmo de entrar na faculdade, a maioria não tem essa certeza até entender e experimentar as muitas possibilidades dentro desse complexo ramo da ciência.

O ideal é decidir no último ano da faculdade, após o contato com todas as áreas de atuação e com professores que possam transmitir experiências relacionadas ao dia a dia da profissão. Essa bagagem dá uma segurança maior na hora de fazer a escolha.

Mais do que interesse pessoal ou retorno financeiro

São muitos os fatores que podem influenciar a escolha entre uma especialidade e outra. Para garantir uma decisão mais acertada, é importante entender tudo que está relacionado às áreas que tem mais interesse, além de avaliar se suas ambições profissionais e objetivos pessoais podem ser alcançados dentro da especialidade, bem como as demandas do mercado.

Para encontrar a resposta certa, uma dica é colocar cada área em um cartão, contendo as qualidades e dificuldades referentes a elas. Depois, analisar qual o cartão está em consonância com que você deseja para sua vida depois de formado.

 

Autoconhecimento

Além de olhar para fora, para chegar à decisão apropriada, é preciso olhar minuciosamente para dentro e entender o que realmente é importante. Você gosta mais de conversar com as pessoas ou prefere realizar seu trabalho sem tanto contato? Ter uma rotina certa é essencial para sua vida? Prefere viver no interior ou nos grandes centros urbanos? Trabalhar em regime de plantão ou consultório? Quanto tempo quer dedicar para se tornar especialista?

Ao responder essas questões, automaticamente você estará escolhendo entre muitas das áreas médicas. Por exemplo, a especialidade de cirurgião é uma das que tem maior remuneração, no entanto, é preciso ter um desprendimento em relação aos dias e horários de trabalho, já que o profissional precisa estar à disposição para quando for necessário.

Residência médica

Depois de escolher a especialidade que deseja, você ainda precisará estar academicamente preparado para exercer a função relacionada. E nesse caminho, a forma mais rápida e eficaz é a residência médica.

A concorrência, necessidade de dedicação e tempo para estudar variam de acordo com a especialidade e hospital escola escolhido. Deve-se ter dedicação para um bom desempenho nas provas, e acreditar que irá conseguir, planejando o cronograma de estudo, sem desprezar o tempo de lazer e descanso, para não ficar exausto e estressado no final.

A Medcel entende que cada pessoa tem um ritmo e um estilo de aprendizado, por isso desenvolveu a Metodologia Persona que se adapta ao aluno, auxiliando no planejamento estratégico para ter foco e alcançar seus objetivos, seja através de leitura, aulas, fluxogramas, simulados ou recursos online. Devido à dificuldade da prova e alto nível dos concorrentes, o curso preparatório da Medcel é sua melhor chance de agarrar uma das cadeiras.

Conheça nossos cursos preparatórios para Residência Médica

Matérias mais lidas

Quais são as áreas da medicina?

Clique e leia a matéria completa

Quanto ganha um cirurgião geral?

Clique e leia a matéria completa

Pílula anticoncepcional: entenda como funciona esse método contraceptivo

Clique e leia a matéria completa