Checklist da prova prática de Residência Médica

31 de janeiro, 2018
3913
0

Parte fundamental do processo seletivo de muitos Programas de Residência Médica, a prova prática pode ter um peso de até 50% da prova. Diferente do que muitos estudantes imaginam, durante o exame são cobrados apenas procedimentos simples, no entanto, é preciso demonstrar domínio, para uma execução perfeita da técnica solicitada.

 
Além do raciocínio médico adequado para cada um dos temas apresentados, o candidato será avaliado pela forma como ele se porta frente a um paciente. Dessa forma, são cobrados: conhecimento teórico, habilidades práticas e contato médico-paciente.
 
Para saber mais, acesse o nosso artigo: Como é a prova de Residência Médica?.

 
Devido à importância da avaliação, é preciso ficar atento a cada detalhe na hora da realização da prova prática de Residência Médica. Para ajudá-lo em tal tarefa, nós preparamos esse checklist com os pontos que você deve ficar de olho.

 

Preparação

Logo que entrar na sala, antes mesmo de observar o prontuário, você deve se apresentar ao paciente, sendo sempre cordial e amistoso, e pedir para lavar as mãos. Em alguns casos, pode ser pedido que você as lave ou o avaliador irá dizer: “considere lavadas”.

 

Anamnese e Exame Físico

Esteja atento à descrição da questão, ao prontuário com os exames disponíveis e às respostas do paciente. Um erro comum é perder tempo na procura por sinais físicos, já que ali está um ator que poderá apresentar características completamente diferentes daquelas descritas no caso apresentado.

 
A entrevista é muito importante para a compreensão do caso e na demonstração das suas habilidades interpessoais.

 
Uma dica é falar em voz alta cada etapa do que está realizando, informando tanto o paciente quanto o avaliador, para pontuar no checklist as ações corretas. Independente do cenário, sempre solicite exame quando julgar necessário. Outro ponto importante é observar se a doença é de notificação compulsória ou se necessita de profilaxias.

 

Tempo

Você terá de cinco a dez minutos para resolver o caso. Não pule procedimento e conduza o atendimento com cordialidade e tranquilidade, porém, sempre se atente ao tempo disponível. Normalmente, tempos menores indicam resoluções simples e, maiores, mais complexas. Podem existir perguntas escritas e preenchimento de documentos padronizados, como atestado de óbito, por exemplo.

 

Diagnóstico

Embora as questões não sejam complexas, cuidado na hora de afirmar um prognóstico. Neste tipo de prova, respostas consideradas absurdas fazem o candidato perder pontos. Ao final, explique o tratamento para o paciente e questione-o sobre dúvidas.

 
Abaixo selecionamos alguns dos procedimentos que podem ser cobrados:
● Sutura;
● Biópsia;
● Paracentese;
● Taracocentese;
● Propedêutica em gestante;
● Reanimação neonatal;
● Calendário vacinal atualizado;
● Crescimento e Desenvolvimento (preenchimento e interpretação de gráficos)
● Orientação sobre dietas
● ACLS
● PALS

 

Treinamento para Prova Prática

Ideal para exercitar as técnicas e habilidades exigidas durante a prova, o Treinamento para Prova Prática da Medcel foi criado para ajudar os candidatos a conquistar uma vaga na Residência Médica. Além de simular cenários semelhantes aos cobrados na avaliação, você treinará durante o curso as questões de maior incidência, como se comportar frente ao examinador e as melhores formas de abordar o paciente.

 
Saiba mais sobre como funciona o Treinamento para Prova Prática.

Matérias mais lidas

Quais são as áreas da medicina?

Clique e leia a matéria completa

Pílula anticoncepcional: entenda como funciona esse método contraceptivo

Clique e leia a matéria completa

Quanto ganha um cirurgião geral?

Clique e leia a matéria completa