Ciclo de estudos: otimize sua preparação para concursos médicos

26 de junho, 2017
2089
0

O vestibular é apenas a primeira grande prova, em todos os sentidos, na vida de um médico. Por isso, é importante contar com ferramentas que possibilitem otimizar o tempo investido na preparação e garantir um desempenho superior nos exames. É exatamente esse o propósito do ciclo de estudos.

O que é ciclo de estudos?

Esse método de estudos se baseia na organização de temas e matérias de forma que nenhum assunto fique muito tempo sem ser visto. O ciclo de estudos torna o processo mais dinâmico e eficiente, já que essa alternância de conteúdos é fundamental para aumentar a atenção e memorização.

Na prática, o ciclo de estudos funciona da seguinte maneira: imagine que tenha seis disciplinas para ler e memorizar no período de dois meses. Os conteúdos deverão ser divididos em pacotes de tempo, que podem variar de 30 minutos a 2 horas, e ordenados de forma que nenhum assunto possa ser visto antes de completar a sequência.

Na segunda-feira, você tem 5 horas disponíveis, então irá ver as matérias 1, 2 e metade da 3. Não importa se voltar a pegar nos livros no dia seguinte ou depois de uma semana, a rotina de estudos deve continuar na segunda metade da matéria 3, seguindo depois para a 4 e 5, voltando para a 1 ao final do ciclo.

Aplicar o ciclo ao plano de estudos

Embora seja uma das mais importantes ferramentas para a sua preparação, o plano de estudos funciona de forma estática. Não sabe do que estamos falando? Leia no nosso artigo sobre como montar um plano de estudos baseado em estatísticas e volte depois para continuar.

Após mapear os seus horários disponíveis e todo o conteúdo exigido para a sua preparação, ao invés de usar a tabela com horários fixos, aplique a técnica do ciclo de estudos para organizar os temas que serão estudados. Ao combinar as duas ferramentas, você garante uma rotina mais produtiva.

Diversos esquemas podem ser usados para organizar as disciplinas, desde uma simples folha de papel até uma complexa planilha no Excel. O importante é conseguir visualizar bem a sequência e não se perder.

Outros métodos de estudo

O ciclo e o plano de estudos são apenas ferramentas para resolver um problema pontual da sua preparação. Para ter sucesso, é preciso criar uma estratégia realmente efetiva, de aplicação viável e que envolva diversas áreas da sua vida.

Quer saber como fazer isso? Leia o nosso artigo: Como criar um método de estudos para concursos médicos?

 

 

Matérias mais lidas

Quais são as áreas da medicina?

Clique e leia a matéria completa

Pílula anticoncepcional: entenda como funciona esse método contraceptivo

Clique e leia a matéria completa

Quanto ganha um cirurgião geral?

Clique e leia a matéria completa