Como estruturar um plano de carreira na medicina?

26 de maio, 2017
2904
0

Sua trajetória profissional é muito importante para ser deixada a cargo da sorte ou destino. Nesse sentido, ter um plano de carreira estruturado é essencial para o médico conseguir chegar aonde deseja dentro da sua área, além de ser um diferencial importante para a melhor tomada de decisões para o seu futuro.

Não há uma fórmula para criar o plano de carreira, no entanto, o entendimento de alguns conceitos é fundamental para conseguir estruturá-lo.

Tenha um objetivo claro

Primeiramente é preciso definir o seu principal objetivo. Nesse momento, ele não precisa ser algo específico, podendo ser representado apenas como uma imagem geral do que pretende atingir. Por exemplo, ser referência na área de neurocirurgia e trabalhar em um grande hospital, ou, mesmo tornar-se chefe da área de dermatologia.

 

Defina as metas e próximos passos

Ninguém chega ao ápice da trajetória profissional em um estalar de dedos. Claro, é preciso muito preparo e empenho, mas é ainda mais importante traçar as metas que o levarão até lá. Elas são caracterizadas como as etapas até a conclusão do objetivo. Para ficar mais fácil o entendimento, podemos usar uma escada como analogia. O objetivo é o topo e as metas são todos os degraus necessários para se chegar até lá.

Definir as metas é fundamental para, depois de traçar o caminho, certificar-se de que não fará desvios desnecessários na rota. Para isso, é preciso que elas sejam claras, quantificáveis e tenham prazo para serem concluídas, o que possibilita a análise da evolução.

Traçar estratégias

Após definir as metas e os objetivos, é hora de estruturar essas ideias e criar as estratégias para conclusão do plano de carreira. Para isso, basta analisar o que é preciso para cumprir cada uma das metas propostas.

Como por exemplo, se seu objetivo é tornar-se chefe do setor de dermatologia, e você ainda não possui título de especialista, a primeira meta é ser aprovado em uma residência médica. Para isso, é preciso traçar as melhores estratégias, como reservar um ano inteiro apenas para se dedicar à prova ou iniciar um curso preparatório.

As estratégias devem ser traçadas para alcançar a meta, sempre analisando as condições de mercado e a concorrência em questão. Muitas vezes é necessário voltar um passo atrás e reestruturar ou mesmo mudar radicalmente as táticas adotadas para cumprir o que foi planejado.

Esses são os princípios básicos para desenvolver o seu plano. Porém, como cada profissional possui seus próprios anseios, todo o restante deve ser definido individualmente.

Como se manter atualizado e ser aprovado em um concurso médico

Na carreira médica o estudo nunca cessa por ser uma área muito dinâmica, produzindo novos conceitos a cada instante, mas que podem ser melhor absorvidos através de Cursos de Atualização e preparatório para concursos. Caso essa seja uma das suas metas, nós temos um conteúdo que pode ser fundamental para o seu sucesso.

Como criar um método de estudo para concursos médicos?

 

Matérias mais lidas

Quais são as áreas da medicina?

Clique e leia a matéria completa

Pílula anticoncepcional: entenda como funciona esse método contraceptivo

Clique e leia a matéria completa

Quanto ganha um cirurgião geral?

Clique e leia a matéria completa