Como melhorar a concentração?

06 de julho, 2017
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Manter-se concentrado com o número cada vez maior de estímulos é um trabalho árduo. De acordo com uma especialista ouvida pelo The Wall Street Journal, demoramos em média 23 minutos para voltar a um momento de foco pleno depois de uma distração. Mas como melhorar a concentração e aumentar a produtividade? Para responder a essa questão, separamos algumas dicas.

Trabalhar com pequenas fatias de tempo

Nem todo o trabalho necessita de 100% da sua concentração. Encontrar as tarefas que exigem maior esforço cerebral e separar faixas de tempo exclusivas para a conclusão delas é uma forma de otimizar  o tempo. Esse período não deve ser superior a 50 minutos, pois, depois disso, fica cada vez mais difícil se manter longe das distrações. Entre cada uma das faixas, selecione tarefas que não exijam concentração ou tire alguns minutos para descansar e voltar pronto para o trabalho.

Ouvir música

Principalmente em um lugar com muitas distrações, os fones de ouvido são fundamentais. Além de conseguir isolar o som ambiente, ouvir músicas agradáveis ajuda a melhorar o humor e o foco. Para isso, o ideal é escolher uma música que você conheça e que não exija tanta atenção do cérebro. Prefira as que são conhecidas por você. Colocar playlists com binatural beats pode melhorar ainda mais o desempenho pedagógico e neurossensorial.

Pratique exercícios físicos

Exercitar o corpo no início do dia, como em uma corrida, aperfeiçoa o condicionamento, ajuda a melhorar a concentração e a manter o foco durante as horas seguintes. Por isso, quando as distrações estiverem prejudicando o seu desempenho, sair para uma caminhada de 30 minutos é uma excelente alternativa. Para conhecer outros benefícios de fazer exercícios, leia o nosso artigo: Corpo são, mente sã: importância da prática de atividades físicas para sua rotina de estudos.

Pratique meditação

Além de melhorar a concentração, a meditação proporciona diversos benefícios para o corpo e a mente, como autoconhecimento,  redução do estresse, maior sensação de bem-estar, redução da pressão e estímulo à criatividade. Encontrar o estado de “mindfulness”, em que há ausência total de pensamentos, permite que você seja capaz de eliminar todas as fontes de distração da sua percepção.

Quer mais dicas? Continue lendo o nosso blog!

 

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