Dia Mundial do doador de sangue: como estão os bancos de sangue durante a pandemia?

12 de junho, 2020
1
0
Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  

Não é segredo para ninguém a importância de manter nossos bancos de sangue cheios. Doar sangue, além de um ato de generosidade imenso, também salva muitas vidas. Por isso, a OMS criou esta data lá em 2014 para homenagear as pessoas que voluntariamente dedicam um tempo para doar sangue.

A data é uma homenagem a Karl Landsteiner, imunologista nascido na Áustria, que descobriu o fator Rh e as várias diferenças que existem entre os diversos tipos de sangue.

Pandemia
Por conta do novo coronavírus, os bancos de sangue estão sentindo o baque. Muitos deixaram de doar por conta do isolamento social e isso afeta diretamente os hospitais e aqueles que precisam do sangue. Porém, o Ministério da saúde já orientou à população que as doações devem continuar pois, segundo o Ministério, “a doação de sangue é segura, não havendo riscos para quem doa. Para receber os doadores, os cerca de 32 hemocentros do país, além de aproximadamente 500 serviços de hemoterapia – onde também são feitas coletas e uso do sangue -, estão preparados. Todos os serviços estão disponibilizando condições de lavagem de mãos, uso de antissépticos e acolhimento que minimizem a exposição a aglomerado de pessoas. Cuidados com a higienização das áreas, instrumentos e superfícies também têm sido intensificados pelos hemocentros”.

Leia mais

Eu posso doar?
Caso você tenha entre 16 a 69 anos, possua mais de 50 quilos, não seja portador de Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, HIV, HTLV, e não tenha feito tatuagem no último ano, é muito provável que você possa doar. A OMS entende que o doador precisa estar bem alimentado e descansado e, também, para mulheres que tiveram filho recentemente, recomenda-se que haja uma espera de 180 dias após o parto. Outra recomendação é para pessoas gripadas: pede-se que a pessoa espere 7 dias depois da recuperação para poder doar.

Quanto tempo preciso esperar para doar de novo?
A recomendação é de 90 dias para as mulheres e 60 dias para os homens. Um dado importante da ONU e da OMS é que a taxa de doação de sangue voluntária é 9 vezes maior em países ricos, sendo que estas nações abrigam menos de 20% dos habitantes do planeta, 34 países dependem da doação de sangue de familiares ou têm de pagar por doadores. A OMS almeja que 100% da doação de sangue seja voluntária – é a chance de ajudarmos ao próximo. Vamos ajudar?

Leia também

Matérias mais lidas

Quais são as áreas da medicina?

Clique e leia a matéria completa

Pílula anticoncepcional: entenda como funciona esse método contraceptivo

Clique e leia a matéria completa

Quanto ganha um cirurgião geral?

Clique e leia a matéria completa