Março azul-marinho: Prevenção e combate do câncer colorretal em pauta.

12 de março, 2020
14
0
Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  

Prevenir e conscientizar sobre doenças deve sempre ser uma pauta importante. São dezenas de doenças que precisamos nos atentar e, por conta disso, algumas são escolhidas para ganhar destaque em um mês específico. Você com certeza já ouviu falar de Setembro amarelo e Outubro rosa, por exemplo, certo? Pois em Março, a cor escolhida é azul-marinho, e a doença em foco é o câncer colorretal.

Saiba mais

Para que serve a campanha?

A campanha é realizada para alertar à população sobre a importância de prevenir o câncer colorretal, doença que abrange os tumores que começam no intestino grosso. Cerca de 70% dos tumores aparecem no cólon e 30%, no reto. O risco que uma pessoa tem de desenvolver esse tipo de câncer durante a vida é de 5%.

Quantos pacientes são atingidos, por ano?

A última estimativa é que a doença ataca cerca de 2.260 pessoas do sexo masculino e 2.800 do sexo feminino. Esta estimativa é feita pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Quais os fatores de risco?

Geralmente, as causas do câncer estão relacionadas a hábitos não saudáveis, como tabagismo, alcoolismo, obesidade, sedentarismo e excesso de consumo de carne processada.

Sinais e Sintomas

Nos estágios iniciais da doença, geralmente, não há sinais ou sintomas evidentes. Mas, caso o paciente apresente um ou mais dos sintomas a seguir, é recomendável estudar o caso:

– Diarreia ou constipação;

– Sangramento ao evacuar;

– Anemia sem causa aparente;

– Desconforto abdominal (com gases e/ou cólicas);

– Sensação de intestino vazio;

– Vontade frequente de evacuar (menos com intestino vazio).

Chances de cura

Caso seja diagnosticado precocemente, o câncer colorretal tem chances de cura. O tumor pode ser detectado por meio de exames de rastreamento e físico. Para pacientes que já têm sintomas da doença, o diagnóstico é feito por investigação de exames clínicos, radiológico ou laboratoriais.

Leia também

Vista esta camisa!

Todas as campanhas contra o câncer são válidas. A prevenção feita com a associação de cores x meses já se provou eficaz e agora é a hora de popularizar o Março azul-marinho. Compartilhe nas redes sociais sobre o tema e seja ativo na prevenção.

Matérias mais lidas

Pílula anticoncepcional: entenda como funciona esse método contraceptivo

Clique e leia a matéria completa

Quanto ganha um cirurgião geral?

Clique e leia a matéria completa

Quais são as áreas da medicina?

Clique e leia a matéria completa