O excesso de peso pode trazer diversas complicações para a saúde, como problemas cardiorrespiratórios e diabetes. Quando o índice de gordura corporal torna-se superior a 40, a realização de uma intervenção cirúrgica é indicada para evitar o surgimento ou agravamento de enfermidades causadas pela obesidade. Entre os procedimentos utilizados para este fim, a cirurgia bariátrica é um dos mais recomendados e realizados em todo o mundo.
Leia também:
O procedimento pode ser dividido em três tipos: restritivo, disabsortivo e técnica mista. No primeiro há a redução do estômago, impedindo que o indivíduo possa ingerir grandes quantidades de alimento. O profissional pode optar por duas técnicas: a banda vertical ajustável e a gastroplastia vertical.
Já no segundo método, em vez de reduzir o estômago, o profissional opta por diminuir sua capacidade de absorção. Também conhecida como derivação bilio-pancreática, a cirurgia desabsortiva desvia o alimento para o intestino grosso.
A gastroplastia vertical com by-pass em y de Roux, também conhecida como Capella ou Fobi-Capella é uma técnica que reúne características das duas primeiras, realizando um desvio curto do intestino e pequeno grau de restrição de seu tamanho. O procedimento, de acordo com artigo publicado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), totaliza 75% das intervenções realizadas, o que se deve a sua eficácia e segurança.
Embora a recuperação não seja tão complicada, a adaptação à nova dieta é uma fase bastante delicada e deve ter atenção redobrada pelo paciente. Durante a primeira semana, ele só poderá consumir líquidos. A ingestão deverá ser realizada de gole em gole em um copo de 50 ml, a cada 3 minutos durante 20 minutos, conforme a aceitação do estômago.
Na segunda semana, será adicionado à dieta um suplemento proteico, para recuperar as perdas do nutriente, e um caldo salgado, que deverá ganhar consistência a cada semana. Essa rotina alimentar deve permanecer até o retorno com a equipe multidisciplinar responsável pelo acompanhamento.
O médico responsável por realizar a cirurgia bariátrica é o Cirurgião Gastroenterologista. No entanto, para o sucesso do procedimento, é necessário que o paciente tenha o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar.
Matérias mais lidas
Tags