O que faz um anestesiologista?

25 de outubro, 2017
9913
0

Com um dos melhores salários médicos, o profissional é indispensável para a realização dos procedimentos cirúrgicos, tanto no intraoperatório quanto no pré e pós-operatório. Mas exatamente o que faz um anestesiologista? Qual a função desse especialista e qual a formação necessária para que um médico possa atuar nessa área.
 
Leia também:
O que faz um médico Nefrologista?
O que faz um médico endocrinologista?
 
Qual a função do anestesiologista?

Além da administração de anestésicos para retirar ou diminuir a dor, permitindo que o paciente consiga suportar o processo cirúrgico, o anestesiologista realiza o monitoramento em tempo integral e o tratamento de qualquer complicação que ocorra durante a cirurgia.
 
Além do período intraoperatório, o especialista é fundamental para as fases pré e pós-operatórias. Antes da cirurgia, cabe ao profissional realizar o atendimento ambulatorial e avaliação pré-anestésica. Após o fim do procedimento, o médico acompanha a recuperação pós-anestésica e o controle da dor até o paciente receber alta hospitalar.
 
Área de atuação
O médico que opta por essa especialidade divide o tempo entre a participação em procedimentos cirúrgicos, avaliação de pacientes e tratamentos para controle da dor em enfermarias e UTI. Também há a opção de trabalhar em equipes cirúrgicas específicas, que normalmente são montadas por cirurgiões conceituados, para que haja maior sintonia entre os membros da equipe.
 
Principais diferenciais
O profissional deve conhecer os efeitos e a forma de ação dos fármacos utilizados nesse tipo de procedimento e quais as drogas mais indicadas para cada tipo de cirurgia, avaliando cada paciente e situação individualmente. Além disso, um bom profissional deve permanecer calmo e confiante sob extrema pressão e dominar as técnicas de acesso venoso e intubação.
 
Quanto ganha um anestesiologista?
Com salário acima da média, a especialidade se coloca como uma das mais interessantes para quem deseja ter uma situação financeira mais confortável. Em média, o anestesiologista ganha entre R$7.000,00 e R$14.000,00, o que irá depender do hospital, região do Brasil e se ele faz parte de uma equipe médico-cirúrgica específica.
 
Como se tornar um anestesiologista?
Com acesso direto, quem opta pela anestesiologia pode iniciar o processo de obtenção do título de especialista logo após o término da graduação em medicina e obtenção do seu número de CRM médico. Para isso, existem dois caminhos:
 
Residência médica
Considerada como pós-graduação de padrão ouro, a residência médica é o caminho certo para os médicos recém-formados, pois, após sua conclusão, o profissional obtém o título de especialista. Além disso, durante a formação, o aluno recebe orientação dos mais gabaritados professores e vivencia o dia a dia da profissão em hospitais.
 
Conheça nossos cursos preparatórios para Residência Médica
 
Título de anestesiologista
A obtenção do título de especialista é concedida após a aprovação na prova de títulos aplicada pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia. Para se inscrever no processo seletivo, o candidato precisa comprovar que possui experiência na área médica.
 
Esse artigo foi útil para você? Conta para a gente nos comentários!

Matérias mais lidas

Quais são as áreas da medicina?

Clique e leia a matéria completa

Quanto ganha um cirurgião geral?

Clique e leia a matéria completa

Pílula anticoncepcional: entenda como funciona esse método contraceptivo

Clique e leia a matéria completa