O que faz um homeopata?

06 de dezembro, 2017
1073
0

Um dos métodos de medicina alternativa mais conhecidos e utilizados em todo o mundo, a prática da homeopatia gera discussões e controvérsia entre a classe médica. No entanto, seu uso é reconhecido e recomendado pela Organização Mundial da Saúde como complemento para os tratamentos da medicina tradicional.
 
O médico homeopata executa o atendimento clínico aos pacientes. O especialista trabalha com a finalidade de avaliar o estado e sintomas do paciente e prescrever os medicamentos corretos para cada caso, podendo indicar outros tratamentos alternativos e até mesmo realizar o encaminhamento para outro especialista quando a situação se mostrar mais grave.
 
Como a homeopatia funciona?

A prática homeopática é fundamentada no uso da substância causadora da doença para estimular o organismo a se curar sozinho. Para tanto, a substância passa por um processo de diluição e dinamização que, além de tornar a dose inofensiva para o corpo humano, potencializa o seu uso e libera a energia que irá proporcionar a recuperação da saúde pelo próprio organismo.
 
Mercado de trabalho

Embora possa atuar em hospitais, a especialidade tem pouco espaço neste ambiente, onde a maior parte dos diagnósticos são graves, exigindo tratamento com maior intensidade. Dessa forma, a atuação em consultórios e ambulatórios, onde ocorre um fluxo maior de pacientes estáveis, representa um campo mais interessante para homeopatas.
 
Desde 2006, a homeopatia é uma das especialidades oferecidas na rede pública de saúde. Em maio daquele ano, o Ministério Público criou uma portaria que recomenda o atendimento homeopático nas Unidades Básicas de Saúde, o que levou diversos municípios brasileiros a adotarem a prática, ampliando bastante o mercado para o profissional.
 
Qualidades de um bom homeopata

Ter uma boa relação médico-paciente é fundamental para esse tipo de tratamento. Por isso, ser capaz de transmitir confiabilidade, ter carisma e conseguir informar com clareza e coerência todas as etapas relacionadas ao tratamento são qualidades essenciais para aqueles que optam pela especialização em homeopatia.
 
Além disso, é de grande relevância que o homeopata tenha capacidade de reconhecer a necessidade de encaminhar o paciente para tratamento convencional em caso de patologia mais grave.
 
Formação em homeopatia

Atuar como homeopata não é uma atividade exclusiva para médicos, já que, profissionais de medicina veterinária, farmácia e odontologia também podem utilizar esse tratamento alternativo. No entanto, apenas o especialista em homeopatia pode atuar clinicamente.
 
A forma de ingresso na especialização pode ser através de pós-graduação ou residência médica.
 
Com duração de dois anos, a residência médica em homeopatia é o caminho mais indicado para os médicos que desejam se aprofundar nessa área, que garante ao profissional uma qualidade de vida mais tranquila, com boa remuneração e horário pré-determinado de trabalho.
 
Preparação para prova de Residência

Com intuito de ajudar os estudantes que desejam realizar o processo seletivo de residência médica, nós criamos um curso preparatório especial, com conteúdo baseado em estatísticas que avaliam a incidência dos temas nas provas dos últimos cinco anos. O material foi criado por doutores, mestres e especialistas das principais instituições médicas do país.
 
Conheça os cursos preparatórios de Residência Médica

Matérias mais lidas

Quais são as áreas da medicina?

Clique e leia a matéria completa

Pílula anticoncepcional: entenda como funciona esse método contraceptivo

Clique e leia a matéria completa

Quanto ganha um cirurgião geral?

Clique e leia a matéria completa