O que faz um urologista?

09 de junho, 2017
3624
0

Responsável pelo diagnóstico e tratamento de enfermidades relacionadas ao trato urinário de homens e mulheres e do sistema reprodutor masculino, o urologista precisa de 11 anos de estudo para estar apto a exercer a função. A urologia é uma das subespecialidades com maior campo de atuação. Ela cuida de doenças como cálculo renal, câncer de pênis e testículo, infertilidade masculina, disfunção erétil, entre outros distúrbios.

Quais as áreas de atuação do especialista?

O profissional é capacitado para realizar tanto o tratamento clínico, quanto o cirúrgico, além de ter grande importância para a prevenção de doenças graves a partir da realização de check-ups e exames preventivos, como o de próstata.

O urologista normalmente divide o tempo entre consultório, clínicas de exames e hospitais. O médico pode atender desde recém-nascidos até idosos. Tudo isso torna a urologia uma área bem abrangente, permitindo que o profissional atue da forma que for mais interessante para ele.

O que é necessário para se tornar urologista?

Para conquistar a habilitação para atuar como urologista, o profissional precisa ter formação em medicina, Residência Médica em cirurgia geral e depois em urologia. No total, são 11 anos de formação, somando o tempo de graduação e de residência médica.

 

Residência médica em urologia

Por ser um campo tão amplo, a urologia exige que os especialistas desenvolvam habilidades cirúrgicas, endoscópicas, de imagem e microcirúrgicas. Por isso, se faz necessário que o médico passe antes pela residência em cirurgia geral, com dois anos de duração. Depois disso, o acadêmico ainda terá mais três anos focado na especialidade.

Mercado de trabalho

Por cuidar de patologias que tem grande prevalência entre os brasileiros, como uro-oncologia, litíase urinária, hiperplasia prostática benigna, infertilidade e disfunção erétil, o mercado de trabalho para esse profissional continua sendo muito bom. Dentro da especialidade, a cirurgia robótica, tem sido uma das áreas com maior avanço científico no Brasil, o que representa um campo bem interessante para os novos médicos.

Os investimentos em cirurgia robótica são motivados porque o processo garante uma recuperação mais rápida, diminuição da perda de sangue e menor risco a infecções.

Quando ganha um urologista?

O salário pode variar bastante, dependendo da experiência, local de trabalho e área de atuação dentro do campo da urologia. No entanto, o salário médio de um urologista costuma ficar entre R$ 6.000,00 e R$ 12.000,00.

O conteúdo foi útil para você? Compartilhe com os seus amigos nas redes sociais.

Matérias mais lidas

Quais são as áreas da medicina?

Clique e leia a matéria completa

Pílula anticoncepcional: entenda como funciona esse método contraceptivo

Clique e leia a matéria completa

Quanto ganha um cirurgião geral?

Clique e leia a matéria completa