Residência médica: quais são as especialidades mais procuradas?

07 de fevereiro, 2020
1
0
Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  

Quando começamos a buscar mais detalhes sobre as especialidades disponíveis, é muito comum ficar em dúvida. Essa escolha vai definir qual será a sua carreira e não pode ser uma decisão tomada aleatoriamente. Existem diversas formas de descobrir com qual você tem mais afinidade, mas existem alguns outros critérios que podem te ajudar a fazer sua escolha de forma mais segura. Uma dessas formas é descobrir quais são as mais procuradas.

Leia mais

Como isso pode me ajudar?

Além de poder levar em conta a concorrência, entender quantas pessoas disputam por uma vaga pode dar uma visão de como está o mercado e qual especialidade carece mais de profissionais. Além de considerar o investimento que você terá de fazer, as horas de estudo, complexidade e afinidade, como médico, é também importante entender qual a sua contribuição para com aquela área dentro da sociedade.
Por isso, o Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) junto do Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou uma pesquisa chamada de Demografia Médica no Brasil. Nela, conseguimos ter uma visão geral das especialidades mais e menos procuradas, já que ela lista quantos títulos ativos há hoje no Brasil.

As mais procuradas

Primeiro, é importante ressaltar que algumas especialidades são consideradas pré-requisito para cursar outras. Por exemplo, para cursar qualquer especialização de cirurgia, é preciso, primeiro, fazer Cirurgia Geral – que está entre os cursos mais procurados, em terceiro lugar. Outra que pode ser pré-requisito e configura na primeira posição é a de Clínica Médica. As quinze especialidades com maior número de títulos ativos são:

Ranking-ESPECIALIDADES-MAIS-PROCURADAS

Já sei qual curso eu quero!

Caso você já tenha tomado uma das decisões mais importantes da sua carreira, chegou a hora de botar a mão na massa! Neste link você encontra os melhores cursos para te ajudar a conquistar mais este objetivo na sua jornada e nós, da Medcel, estaremos sempre ao seu lado. Conte com a gente!

Matérias mais lidas

Quais são as áreas da medicina?

Clique e leia a matéria completa

Quanto ganha um cirurgião geral?

Clique e leia a matéria completa

Pílula anticoncepcional: entenda como funciona esse método contraceptivo

Clique e leia a matéria completa